Tigra

A cerveja com garra.

Tigra é a marca de cerveja da Refriango. Apesar da liderança da distribuidora no setor de bebidas, a marca de cerveja não tinha, até então, muita expressão no mercado angolano, dominado por outros players, como a Cuca, por exemplo. Mas tudo mudou com um bom trabalho de marketing e uma comunicação forte e consistente.

Força vs. Tradição

Estrategicamente, decidimos não atacar as lideranças de mercado diretamente, mas sim construir um caminho próprio, com uma atribuição de personalidade mais forte e assumir a angolanidade pela garra, e não pela tradição

Personalidade angolana

Angola não é um país com grande expressão económica. Apresenta uma enorme desigualdade social, característica que obriga o povo angolano a ter sempre muita resiliência e força de vontade. Em resumo, um povo com muita garra.

Dessa forma, a marca se aproximou do público apresentando com a mesma característica no seu conceito:

Tigra. A cerveja com garra.

Este conceito, além da associação à angolanidade, faz alusão também a obviedade do nome e simbologia do produto.

Uma comunicação urbana e alternativa

De forma a sair da obviedade da comunicação tradicional de cervejas, a marca foi beber de outras fontes para compor a sua identidade: as ruas de Luanda. E também assumiu a sua posição de underdog frente aos principais concorrentes.

A marca então adotou a estética dos stencils e cartazes colados nos muros da cidade, o que trouxe uma personalidade muito própria para a comunicação, facilmente reconhecível.

Da teoria à prática

A partir das regras criadas, desenvolvi, mensalmente, as peças de comunicação para as redes sociais. Entre posts, stories e reels, seguem alguns exemplos:

Anterior
Anterior

Havelock Gin

Próximo
Próximo

Sidra Jade