Havelock Gin

A criação da vibe perfeita

Havelock é um gin premium angolano, com nome inspirado na ilha de Havelock, um lugar paradisíaco e exótico no Oceano Índico. A gama possui duas variações, o Havelock Extra Dry Gin e o Havelock Gin Rosé.

 

O desafio de combater o meu próprio trabalho

O gin ainda era muito recente no mercado, e não possuía nenhum posicionamento, por isso foi necessário começar bem do início na construção da marca Havelock. O mercado angolano conta com outro player muito forte no segmento, o gin Gordon’s, a marca mais vendida no mundo e que no passado, eu também trabalhei na construção da identidade de comunicação no território angolano. Além desse autodesafio, o mundo passava por um momento de incerteza e isolamento social, gerado pela pandemia do Covid-19.

 

O desenvolvimento do conceito do produto

Com a posse das informações do produto, o primeiro passo, antes mesmo de pensar em identidade visual, foi desenvolver o conceito da marca, em trabalho de equipa que era composta por um redator publicitário, pesquisadores e estrategas. Assim, para trabalhar o conceito, fui buscar inspiração no momento de consumo e qual é a função do gin na ocasião.

O gin é associado a relaxamento e tem no exotismo do sabor e do aroma as principais características diferenciadoras. E aproveitando à origem do nome, surgiu a ideia de buscar um conceito ligado a uma viagem interna, aos sentidos, ao relaxamento e aos momentos individuais. Assim, surgiu o conceito:

Havelock. Feel your vibe.

Sente o tempo parar só para ti. Sente o pôr do sol na varanda, o vento no rosto, a liberdade. Sente a magia de ter um momento só teu. Relaxa mais. Descobre mais. Explora mais. Sente o aroma, o frescor, o equilíbrio. Sente o prazer de Havelock Gin.

 

Personalidade forte, alma leve

A marca já estava definida, bem como o packaging do produto. Então, a partir do trabalho dos estrategas, que apontaram para uma personalidade trendy, segura e relaxada; e um tom de voz espontâneo, leve e livre, foi dado o próximo passo: a criação da identidade visual da marca.

Paleta de cores

A identidade visual apresenta uma composição de cores claras e pouco saturadas, que remete o público diretamente para o conceito de relaxamento. Para facilitar a leitura de textos, as cores podem ser usadas em versões mais claras e escuras.

Imagético

Para manter a identidade visual, criei algumas regras para a utilização de imagens e vídeos:

Objetos isolados: caso o layout da comunicação apresente algum objecto isolado, este deverá estar sempre sobre um fundo com textura e aplicado com sombra, criando, dessa forma, um aspecto mais natural. No caso de aplicação de copos, deverá sempre privilegiar a utilização de copos diferentes do tradicional de gin, reforçando o carácter exótico da bebida.

Escolha de fotos e vídeos: a escolha de fotos e vídeos devem sempre respeitar um único princípio: deve ressaltar a questão sensorial. Se o conteúdo for humanizado, deve mostrar a(s) pessoa(s) a vivenciar algo, seja uma sensação directa, como vento e temperatura; ou ainda um sentimento abstracto, como o prazer e relaxamento. As fotos e os vídeos devem apresentar um look menos contrastado, com cores suaves e relaxantes.

Ilustrações: As ilustrações devem ser usadas apenas para reforçar a questão de especialista do produto. Com isso em mente, as ilustrações devem tender para um aspecto mais realista (mas não fotorealista), fazendo alusão aos antigos livros de botânica.

Tipografia

Com o intuito de deixar o layout mais leve e ainda apresentar um aspecto moderno, foi escolhida a tipologia Montserrat, que oferece uma excelente variação de pesos para poder contrastar pesos nos títulos. Foi criada uma estética na qual as tipologias mais grossas apresentam-se apenas de forma contornada, com outline na mesma espessura da tipologia mais fina, seja nos títulos ou nos blocos de texto, é, invariavelmente, utilizada apenas em maiúsculas e com um aumento mínimo de 30% no espaçamento entre as letras.

Textura

O layout procura, por meio de recursos visuais, estimular os outros sentidos. Um desses sentidos é o tacto. Dessa forma, foi aplicada uma textura de papel rústico, como base em todas as peças de comunicação.

Da teoria à prática

A partir das regras criadas, venho desenvolvendo peças de comunicação para as redes sociais. Entre posts, stories e reels, seguem alguns exemplos:

Anterior
Anterior

Escape Vodka

Próximo
Próximo

Cerveja Tigra